Campinas recebe curso de mediação

Começou hoje, na cidade de Campinas (SP), a 12º edição do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas. Destinados a juízes federais, o evento termina quarta-feira, dia 27. O objetivo é capacitar os magistrados para utilização da mediação como meio de facilitar diálogos e prevenir conflitos. O juiz Roberto Bacellar é quem […]

Começou hoje, na cidade de Campinas (SP), a 12º edição do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas. Destinados a juízes federais, o evento termina quarta-feira, dia 27. O objetivo é capacitar os magistrados para utilização da mediação como meio de facilitar diálogos e prevenir conflitos.

O juiz Roberto Bacellar é quem coordena esta edição do curso. Os participantes têm como instrutores os juízes André Gomma de Azevedo, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), e Eduardo Tonetto Picarelli, integrante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A mediação é um meio eficaz de resolução de conflitos e apresenta inúmeras vantagens em relação ao processo judicial. Entre os benefícios, destacam-se maior celeridade da Justiça, devido à redução do número de demandas judiciais, diminuição dos custos inerentes à resolução dos conflitos, além da informalidade e flexibilidade proporcionadas nas audiências.

O curso é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Secretaria da reforma do Judiciário, vinculada ao Ministério da Justiça, e com a Escola da Magistratura Federal da 3ª Região (Emag).