A próxima parada será no TJGO, no dia 5 de agosto
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) apoia a Caravana Nacional de Cooperação Judiciária, organizada pela Revista Justiça & Cidadania. O projeto busca sensibilizar e capacitar integrantes da magistratura, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos da litigância no sistema de justiça. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.
Em Goiânia, o evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; a conselheira Daniela Madeira, integrante do Grupo Decisório do Centro de Inteligência do Poder Judiciário do CNJ; a conselheira Daiane Lira, supervisora do Fonajus do CNJ; e o coordenador do Centro de Inteligência do TJGO, juiz Gustavo Assis Garcia.
A Caravana já passou por Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Maceió (AL) e pretende realizar outras seis edições por todo o país no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios relacionados à litigância abusiva. Além da Enfam, o Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) apoia esta iniciativa.