CEJ/CJF e Ajufe lançam livro em comemoração aos 135 anos da Justiça Federal

Publicação está disponível online

Fachada do prédio do Conselho da Justiça Federal e Enfam

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) lançaram obra em comemoração aos 135 anos da Justiça Federal, celebrados em 2025. A publicação destaca o papel essencial da magistratura federal na consolidação do Estado Democrático e está disponível online.

O livro foi escrito pelo jornalista e escritor Rodrigo Haidar, e tem prefácio assinado pelo corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, ministro Luis Felipe Salomão. Também colaboraram com o livro os ministros aposentados Carlos Velloso, Pádua Ribeiro, Costa Leite e Nilson Naves.

A obra remonta à criação da Justiça Federal na Primeira República, passando pelo hiato imposto pelo Estado Novo e pela reinstalação (em 1946, na segunda instância, e em 1965, na primeira), até a sua consolidação a partir da Constituição de 1988, quando se firmou como pilar essencial do Estado Democrático de Direito. 

“A Justiça Federal é, hoje, parte inafastável da arquitetura democrática brasileira. Em tempos nos quais se exigem da magistratura não somente o saber técnico, mas também a escuta institucional, a vocação pública e a fidelidade à Constituição, esta obra demonstra que a Justiça Federal tem, firmemente, estado à altura de sua missão – sempre vigilante, crítica e em aprimoramento”, afirmou o ministro Luis Felipe Salomão, no prefácio.

Com informações do STJ.