Centro de Memória Digital integra o portal do Poder Judiciário

O Centro de Memória Digital do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ambiente interativo que disponibiliza informações sobre a história da corte distrital, também poderá, a partir de agora, ser acessado diretamente do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O site do DF integrará o Portal da Memória do Poder Judiciário, […]

O Centro de Memória Digital do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ambiente interativo que disponibiliza informações sobre a história da corte distrital, também poderá, a partir de agora, ser acessado diretamente do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O site do DF integrará o Portal da Memória do Poder Judiciário, uma página que reúne links que dão acesso ao acervo documental e histórico dos tribunais de Justiça brasileiros.

Até o momento, o Portal da Memória do Poder Judiciário fornece os links de acesso a registros judiciais, arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos de dois conselhos, 15 tribunais e uma seção judiciária.

O interessado que acessar o link para o Centro de Memória Digital do TJDFT- CMD encontrará um ambiente interativo, onde estão dispostos documentos, fotos, discursos e outras curiosidades que motivam o usuário a conhecer e a participar da construção da história do tribunal da capital federal e Territórios. Trata-se de um espaço de descobertas, estudos e reflexões sobre o papel do Judiciário no Distrito Federal, sua trajetória histórica e as relações que estabelece com a sociedade na resolução de conflitos e na promoção da paz social.

De acordo com o CNJ, há um consenso de que a divulgação da história do Poder Judiciário e do conteúdo dos processos judiciais é importante, pois reflete a própria história da sociedade. O trabalho da Justiça não se encerra com os julgamentos dos processos.

Fonte: TJDFT, com informações do CNJ