Concurso internacional premiará ensaios sobre o Código Ibero-Americano de Ética Judicial

As inscrições devem ser feitas até 30 de junho

Estão abertas as inscrições para o XXVI Concurso Internacional de Ensaios sobre o Código Ibero-Americano de Ética Judicial. Nesta edição, a competição tem como tema Juízes, Novas Tecnologias e Ética.

Organizada pela Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial (CIEJ), a iniciativa vai reconhecer trabalhos que considerem o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a Agenda 2030: Paz, Justiça e Instituições Eficazes e abordem o tema com uma profundidade que possibilite uma perspectiva ética geral.

Para concorrer, os ensaios devem apresentar visões de teóricos, experiências, estatísticas e análises sobre o tema escolhido, além de contribuir com ideias, problematizar e, quando for o caso, propor possíveis soluções para as questões levantadas.

Escritos em inglês ou espanhol, os textos devem ser inéditos, elaborados de maneira individual, e não podem ter sido submetidos a outros concursos. É proibida a identificação dos autores, que deverão informar apenas o seu pseudônimo. Além disso, os escritores devem anexar um arquivo à parte que contenha: nome completo; pseudônimo utilizado; local em que trabalha e cargo que ocupa; e contatos (endereço, telefone e e-mail).

Os trabalhos vencedores ganharão diplomas e bolsas de estudos na Escola Judicial Ibero-Americana ou na Escola Nacional da Magistratura da República Dominicana para os cursos de 2024, à escolha do vencedor. 

Estão aptos a participar todos os interessados que sejam cidadãos dos países-membros e com plenos direitos perante a Cúpula Judicial Ibero-Americana. As inscrições devem ser feitas até 30 de junho de 2023, enviando o ensaio para o e-mail [email protected].

Acesse o edital completo do XXVI Concurso Internacional de Ensaios sobre o Código Ibero-Americano de Ética Judicial.