Evento contará com participação de autoridades nacionais e internacionais

A Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA) realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, o 2º Congresso Internacional de Desafios Contemporâneos e Futuros para o Acesso à Justiça, que reunirá em Belém autoridades nacionais e internacionais para discutir temas fundamentais para a efetivação do acesso à Justiça no Brasil e no mundo.
A palestra magna inicial abordará o tema central do evento e será proferida pelo ministro Herman Benjamin, de forma remota. O presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura e a diretora-geral da EJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, estarão presentes na abertura.
Outros temas a serem debatidos no evento são o intercâmbio de modelos de justiça constitucional, projetos institucionais com impacto social relevante e o papel da justiça restaurativa como alternativa de pacificação social. Discussões em torno da igualdade no sistema de justiça, violência de gênero, sistema prisional, inovação digital e o legado de acesso à Justiça por meio da cooperação entre instituições também estão previstas.
A programação será encerrada com o painel sobre o papel das organizações da sociedade civil, mediado pela vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque.
O 2º Congresso Internacional de Desafios Contemporâneos e Futuros para o Acesso à Justiça contará com a participação de representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais estaduais e federais, além de nomes da Universidade de Coimbra, Suprema Corte de Justiça do Paraguai, e da Universidade Complutense de Madrid.
Confira a programação completa: https://ejpa.tjpa.jus.br/novo/#/noticia/2314185
Com informações do TJPA