Curso de Formação Inicial promovido pela Enfam tem início no TJAL

Doze juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), em Maceió – AL, o Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. O curso tem como cerne o desenvolvimento de competências profissionais para a atuação […]

Doze juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), em Maceió – AL, o Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam.

O curso tem como cerne o desenvolvimento de competências profissionais para a atuação dos juízes na magistratura, proporcionando, assim, o conhecimento teórico-prático para a atividade judicial.

A aula inaugural foi desenvolvida pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, e pela juíza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) Mônica Elias de Lucca, e teve como tema “O Juiz Contemporâneo”.

Mônica de Lucca, que também tratou do tema “Ética e Humanismo”, destacou: “É uma necessidade que os juízes do século XXI tenham essa abordagem ética em toda a sua atividade, porque são os novos juízes que vão fazer as transformações institucionais que o Poder Judiciário precisa”. Já o desembargador Eladio salientou a importância do curso para estabelecer a unidade na formação dos magistrados de todo o país.

Quanto à programação do curso, Eladio registrou: “Nesta semana, nós vamos tratar de temas que busquem sensibilizar o magistrado para a questão ética e humanística, como políticas raciais, questões de gênero, os juízes na sociedade contemporânea, justiça restaurativa e uma série de outros temas, sempre tendo a ética e o humanismo em todas as questões que vão ser abordadas”.

A ação educacional, que está sendo realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), segue durante a semana, encerrando-se na sexta-feira (2) e totalizando 40 horas-aula.

Confira mais fotos no Flickr da Enfam.