Curso de Formação Inicial reúne dez juízes para Módulo Nacional na Enfam

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reúne mais um grupo de juízes para o Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional a partir do próximo dia 2 de maio. Dos dez magistrados, nove são do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e um é do Tribunal de Justiça […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reúne mais um grupo de juízes para o Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional a partir do próximo dia 2 de maio. Dos dez magistrados, nove são do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e um é do Tribunal de Justiça da Bahia.

As aulas e atividades se desenvolverão durante toda a semana, até o dia 6, em salas do auditório externo do Conselho da Justiça Federal, no horário das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A carga horária é de 41 horas/aula.

Conteúdos

O objetivo do curso é desenvolver competências profissionais gerais para a atuação dos juízes recém-ingressos na magistratura. À Formação Inicial cabe proporcionar o contato com o conhecimento teórico-prático relativo à atividade judicial considerando suas múltiplas facetas e as diferentes atribuições que os juízes precisam assumir como agentes políticos e sociais que são.

O módulo nacional é estruturado em temas que possibilitam a inclusão do juiz recém-ingresso no contexto do trabalho judicial. Trata-se de conteúdos de cunho teórico-práticos por meio dos quais se busca conscientizar os magistrados sobre o papel a desempenhar e a relação de seu trabalho com o próprio Poder Judiciário e com a sociedade.

Os temas abordados serão: Vara de Infância e Juventude; Políticas Raciais; O Juiz e as Relações Interpessoais e Interinstitucionais; Mediação e Conciliação; Sistema Carcerário; Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais; Gestão de Pessoas; Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes; Violência Doméstica; O Juiz e a Sociedade; e Media Training.