Curso “Especialização em Jurisdição Inovadora: para além de 2030” será encerrado com “Festival Criativo”

O evento acontecerá na Enfam nos dias 29 e 30 de agosto

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizarão, nos dias 29 e 30 de agosto, o encerramento do curso “Especialização em Jurisdição Inovadora: para além de 2030”, com o evento “Festival Criativo – a Arte e a Jornada”, em Brasília.

O “Festival Criativo” contará com um momento de feedback do corpo discente de magistrados (as) e servidores (as). O cronograma também terá um momento para a apresentação dos trabalhos e protótipos desenvolvidos pelos alunos, que serão analisados por uma banca formada por ministro do Superior Tribunal de Justiça e por juízes e conselheiros do CNJ.

O juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e um dos coordenadores da especialização, Marco Bruno Miranda, destaca que o curso conecta o judiciário com a agenda de inovações instituídas pelo CNJ e que as mudanças são necessárias neste momento em que se enfrenta o desafio de consolidar o papel da justiça no processo de transformação digital.

“O curso forma nossos alunos nas competências necessárias para atuar no contexto digital, para além do fato de conectar também o judiciário com os princípios da inovação em geral, capacitando-os a compreender o que é a agregação de valor público em relação à atividade que realiza. O curso também relaciona a inovação judicial à agenda desenvolvimentista proposta pela Organização das Nações Unidas, que institui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem nortear a ação do Estado brasileiro até 2030”, explicou o magistrado.

No dia 30 de agosto, aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar a especialização terão a oportunidade de conhecer um pouco do resultado desse trabalho e, na medida do possível, aprender sobre o que pode ser feito para deixar suas atividades mais próximas das inovações determinadas pelo CNJ. Nesta data, o evento será transmitido pelo canal oficial da Enfam no YouTube e aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.

Participação
Os interessados em comparecer ao evento no dia 30/8 devem confirmar presença encaminhando nome e cargo ao e-mail cerimonialenfam@enfam.jus.br

Programação
Dia 29 de agosto de 2022 – destinado exclusivamente aos discentes

13h – 13h30 – Recepção dos participantes
14h – 14h40 – Speaker
14h40 – 15h30 – Talk show com os alunos e avaliação do curso
15h30 – 15h40 – Grande entrega do game
15h40 – 17h – Workshop para refinar a exposição de arte
17h – 19h – Sunset Festival

Dia 30 de agosto de 2022 – aberto ao público presencial ou virtual (YouTube Enfam)
8h – 8h30 – Recepção dos participantes
8h30 – 9h – Apresentação da banca avaliadora dos projetos
9h – 12h – Exposição de arte – avaliação dos produtos dos ateliês
12h – 12h30 – Encerramento – Registros para além de 2030