Cursos de formação inicial abrirão calendário de ações da Enfam em 2018

Três cursos de formação inicial, em distintas regiões do País, inauguram em janeiro a extensa programação de cursos e eventos prevista pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam para 2018. No dia 15, uma turma de 26 magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) inicia, em […]

Três cursos de formação inicial, em distintas regiões do País, inauguram em janeiro a extensa programação de cursos e eventos prevista pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam para 2018.

No dia 15, uma turma de 26 magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) inicia, em Porto Alegre, o módulo nacional do curso de formação inicial.

Uma semana depois, no dia 22, outros 26 novos magistrados realizam curso similar no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro.

No dia 29, por fim, 13 juízes que acabam de ingressar na carreira serão capacitados no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em Maceió.

Até o fim do ano que vem, pelo menos 11 turmas do curso ministrado pela Enfam deverão ser formadas, totalizando 470 magistrados.

O curso

No módulo nacional, os novos juízes recebem formação envolvendo temas que facilitem sua inserção no contexto da atividade judicial. Ao longo de 40 horas-aula são trabalhadas informações de cunho teórico-prático que buscam conscientizar o magistrado em relação a seu ofício no Poder Judiciário e na sociedade.

O curso preconiza o uso de metodologias ativas, voltadas para a criação de um ambiente de aprendizagem interativo em que o estudante é estimulado a construir seu próprio conhecimento, a partir do compartilhamento de experiências e da interação com o formador e seus pares.

Em 2017, 341 juízes recém-ingressos na magistratura passaram pelo curso de formação inicial da Enfam em 15 tribunais estaduais e federais de todo o País.