Diagnóstico realizado em parceria com PNUD traz melhorias para o mestrado da Enfam

Trabalho foi realizado no âmbito do projeto Formação Judicial Qualitativa

Diagnóstico realizado por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca a cooperação internacional entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou possibilidades de melhorias para o mestrado profissional da Escola, que em breve passará por avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

O trabalho foi desenvolvido pela voluntária Bárbara Bueno, sob orientação da secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, Julia Maurmann Ximenes. Durante sua execução, foram mapeadas e registradas todas as informações relativas aos grupos de pesquisa, às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa do mestrado da Enfam que estão em andamento, assim como dados sobre docentes do corpo permanente, incluindo seus currículos Lattes e atuações nos grupos de pesquisa que lideram.

O diagnóstico também apresentou uma análise crítica e técnica sobre os grupos de pesquisa. Esse trabalho foi o ponto de partida para a realização da Oficina Plataforma Lattes, no dia 26 de fevereiro, ministrada pelo professor Victor Alves Magalhães e que contou com 13 docentes do corpo permanente da Escola.

O objetivo foi instruir os professores a preencherem adequadamente o currículo Lattes, ensinando-os sobre a avaliação quadrienal da Capes e a importância de incluírem produções científicas em seus currículos. “Isso porque o mestrado da Enfam será, em poucos meses, novamente avaliado pela Capes, que adotará requisitos qualitativos, objetivos, de produtividade e de impacto para avaliar a qualidade do programa”, explicou Julia Ximenes.

Para a voluntária Bárbara Bueno, a realização do trabalho foi enriquecedora em muitos sentidos. “Tanto para a instituição, pois o trabalho identificou pontos que precisariam ser melhorados para que o programa de mestrado fosse submetido à avaliação da Capes e obtivesse êxito na avaliação, quanto para mim, como pessoa, profissional e pesquisadora, pois me desafiou a executar tarefa inédita na minha atuação como pesquisadora e permitiu que eu visse o fruto do meu trabalho sendo aplicado para a melhoria de um programa de pós-graduação stricto sensu nacionalmente reconhecido”, concluiu.

26/02/2024 I Oficina Plataforma Lattes I Brasilia/DF