Diretor-geral da Enfam é condecorado com Medalha da EMERJ

Em reunião ocorrida no dia 10 de novembro, o Conselho Consultivo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homologou, por unanimidade, proposta de condecoração do ministro Fernando Gonçalves, diretor-geral da Enfam, com a Medalha EMERJ, em justo reconhecimento por seus relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à […]

Em reunião ocorrida no dia 10 de novembro, o Conselho Consultivo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homologou, por unanimidade, proposta de condecoração do ministro Fernando Gonçalves, diretor-geral da Enfam, com a Medalha EMERJ, em justo reconhecimento por seus relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira.

A cerimônia de entrega da Medalha e agradecimento foi realizada no dia 1.º de dezembro, no auditório do Palácio da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, os agraciados foram recepcionados com um jantar oferecido pela escola fluminense.

O mineiro Fernando Gonçalves iniciou suas atividades na área jurídica no cargo de Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais e, em 1976, ingressou na magistratura federal. Foi presidente da 3.ª Turma e da 2.ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região e membro do Conselho de Administração daquela Corte.

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 1996, desempenhou as funções de presidente da 6.ª Turma do STJ, coordenador-geral da Justiça Federal, diretor da Revista do STJ e, atualmente, é ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Ocupou o cargo de vice-diretor da Enfam na primeira gestão do Órgão – biênio 2007/2009 – e, a partir de abril deste ano, é diretor-geral.