Docentes participam de oficinas para aprimorar ações pedagógicas voltadas à magistratura

Encontro de Formadoras e Formadores terá continuidade nesta quarta-feira

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) deu continuidade, na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro, ao Encontro Nacional de Formadoras e Formadores. Cerca de 150 docentes participaram de oficinas simultâneas que foram organizadas pela Escola com o objetivo de aprimorar as ações educacionais futuras, considerando boas práticas e aspectos teórico-metodológicos, conforme Diretrizes Pedagógicas da Enfam e Literatura Educacional.

Ao todo, são cinco oficinas: Planejamento e Coordenação de Ações Educativas para Desenvolvimento de Competências, ministrada por Julia Ximenes, Marizete Oliveira e Kamilla Mizuno; Avaliação para Aprendizagem, com José Vieira e Sara Gama; Orientação para Docência na EaD, com Daniella Cabeceira e Marcos Porta; Storytelling – possibilidades metodológicas e avaliativas, com Gabriel Collaço e Eveline Pinheiro; e Metodologias Ativas para Formação Profissional, com João Mattar Neto e Vladimir dos Santos Vitovsky.

O encontro continua nesta quarta-feira e é destinado a docentes e profissionais que trabalham em atividades de coordenação pedagógica/educacional, servidoras e servidores, magistradas e magistrados que tenham atuado nas ações de Formação de Formadores (FOFO) e nas ações de Formação Continuada (FC) da Enfam e de outras escolas de formação.

A magistrada Bruna Hoffmann, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), participou pela primeira vez de uma Formação de Formadores (FOFO) presencial. “É muito bom estar aqui porque até então só tinha participado de cursos virtuais. Entendo que é uma atualização boa porque quando vamos exercer a docência é importante trazer sempre o novo para garantir a motivação dos alunos”, disse.

O encontro também contou com a participação do diretor da Escola Judicial do Conselho da Magistratura de Buenos Aires, Pablo Perel, e do diretor-geral da ODR Equador, Cristian Mora Naula. “Estamos aqui para o intercâmbio de ideias por meio de cooperação acadêmica internacional e para trabalharmos em conjunto sobre temas relacionados aos direitos humanos com enfoque em gênero. Nós, da escola de juízes de Buenos Aires, nos sentimos encorajados pelo trabalho realizado pela Enfam para formar juízas e juízes comprometidos com os direitos humanos, com uma sociedade democrática e plural, e queremos fortalecer os laços de cooperação com os colegas brasileiros”, destacou Pablo Perel.

27 e 28/02/2024 I Encontro Nacional de Formação de Formadoras e Formadores I Brasilia/DF