EaD da Enfam lança primeira edição do curso sobre planejamento de ensino

O curso Planejamento de ensino no contexto da magistratura – fundamentos e práticas a partir de agora também será oferecido pela plataforma de ensino a distância da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Foram disponibilizadas 64 vagas para servidores das escolas judiciais e da magistratura. O curso será realizado no período de […]

O curso Planejamento de ensino no contexto da magistratura – fundamentos e práticas a partir de agora também será oferecido pela plataforma de ensino a distância da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Foram disponibilizadas 64 vagas para servidores das escolas judiciais e da magistratura. O curso será realizado no período de 10 de novembro a 9 de dezembro, com carga horária de 44 horas-aula.

A plataforma EaD da Enfam possibilita que os magistrados de todo o país participem dos cursos sem a necessidade de se ausentar de suas atividades jurisdicionais. Todos os cursos oferecidos por meio de EaD contam para fins de vitaliciamento e promoção dos magistrados. Com a inovação, servidores das escolas judiciais e da magistratura também poderão fazer cursos utilizando a plataforma EaD.

A versão do curso Planejamento de ensino, na modalidade a distância, foi elaborada pela equipe da Enfam com o objetivo de atender à reivindicação dos participantes das edições presenciais realizadas que solicitaram a criação de um espaço para aprofundar as discussões sobre o tema.

Com a participação no curso, objetiva-se que os participantes possam planejar uma ação de formação de maneira a demonstrar coerência entre objetivos, procedimentos metodológicos e avaliativos.

Programa

O curso sobre Planejamento de ensino no contexto da magistratura está dividido em quatro unidades: Fundamentos e etapas do planejamento de cursos, Elaboração das unidades/sequências de estudo, Métodos e estratégias de ensino e Fundamentos e práticas de avaliação.

Atuarão como formadores/tutores e conteudistas as professoras Solange Garani, da Escola de Magistratura do Paraná; Liliane C. Machado e Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atuarão como tutoras colaboradoras a secretária-executiva da Enfam, Rai Veiga e Marizete da Silva Oliveira, coordenadora de ensino da Enfam e a servidora Daniella de Azevedo.

Os participantes que realizarem as atividades propostas e forem aprovados – nos fóruns e atividade final – receberão certificação.