Eliana Calmon ministra palestra sobre ética no TRE de São Paulo

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon discursou sobre o tema “Ética e Gestão” nesta segunda-feira (26/08) no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A palestra integra as comemorações dos 10 anos da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP). A ministra foi homenageada pela EJEP por seu “pioneirismo e excelência” […]

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon discursou sobre o tema “Ética e Gestão” nesta segunda-feira (26/08) no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A palestra integra as comemorações dos 10 anos da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).

A ministra foi homenageada pela EJEP por seu “pioneirismo e excelência” na condução dos trabalhos desenvolvidos frente à direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), como lembrou a desembargadora federal Diva Malerbi.

Calmon, ao iniciar o discurso sobre ética, justificou como uma das razões para a escolha do tema o estarmos “vivendo uma crise profunda e generalizada de valores, convicções e segurança”. Afirmou que atualmente o mundo inteiro está interessado nessa questão devido aos altos custos econômicos que a transgressão às normas estabelecidas geram. Apontou que o Brasil, em um contexto globalizado, passou a sofrer pressões internacionais para adotar políticas de combate à corrupção e citou leis, resultantes dessa pressão, como a de lavagem de dinheiro e a de Acesso à Informação.

A ministra enfatizou também a importância do pensamento coletivo nessa luta para se estabelecer novos princípios em que todas as esferas, tanto públicas quanto privadas, precisam ser movidas por valores éticos. Ou seja, é imprescindível que haja uma mudança de cultura, o que significa pensar no outro e, neste contexto, o nosso “outro” é o Brasil, finalizou ela.

Eliana Calmon contou um pouco também da sua trajetória na Justiça e como diretora da ENFAM. Ressaltou que o Judiciário não é um poder isolado, mas está inserido em um sistema, sendo o último da cadeia a funcionar como figura de Estado. Disse ainda que o poder Judiciário pertence aos jurisdicionados e, portanto, precisa dialogar e dar “satisfação” a eles.

Na próxima sexta-feira (30/08), como continuidade às comemorações da EJEP, o procurador regional eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, profere palestra sobre “Inclusão eleitoral e efetivação dos direitos políticos”, às 18h, na sede do TRE-SP.

Fonte: Ascom TRE-SP