Em parceria com a Enfam, Esmal oferece curso de Formação de Formadores Região Nordeste

O curso Formação de Formadores, realizado pela Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), termina hoje. Durante três dias, magistrados e servidores foram capacitados, na sede da Esmal, para atuar como docentes nas escolas do Judiciário. Conduzido pelo juiz do […]

O curso Formação de Formadores, realizado pela Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), termina hoje. Durante três dias, magistrados e servidores foram capacitados, na sede da Esmal, para atuar como docentes nas escolas do Judiciário.

Conduzido pelo juiz do Tribunal de Justiça do Ceará, Ângelo Vettorazzi, e pelo pedagogo da Escola Nacional, Fernando Alves, o treinamento atende a uma resolução da Enfam, de 2018, a qual determina que os cursos direcionados aos magistrados do país devam ser realizados por um docente habilitado pela ação educacional Formação de Formadores.

“Com essa exigência, o diretor-geral da escola, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, fez essa solicitação à Enfam para que o curso pudesse ser realizado aqui em Maceió, possibilitando a capacitação do nosso corpo docente para ministrar aulas aos magistrados. Não só dos nossos docentes, mas também os de várias escolas daqui do Nordeste”, disse Karol Mafra, coordenadora pedagógica da Esmal.

Segundo o pedagogo Fernando Alves, é importante que haja a valorização do corpo técnico porque existem servidores brilhantes, mas que não têm a formação básica para o exercício da docência e acabam sendo pouco aproveitados.

Ingrid Mara, servidora da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul, esteve em Maceió para participar da capacitação. “Gostei muito do curso, e acho de extrema importância tanto para os magistrados quanto para os servidores, porque precisamos diariamente nos atualizar”, disse.

Fonte: Esmal, com adaptações