Enfam abre em Minas terceiro curso sobre mediação e técnicas autocompositivas

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu hoje (22/02) o terceiro curso regionalizado para formação de multiplicadores em mediação e técnicas autocompositivas. Destinado a juízes federais, o evento será realizado até a próxima quarta-feira, em Belo Horizonte (MG). O curso de mediação é fruto de uma parceria da Enfam com a […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu hoje (22/02) o terceiro curso regionalizado para formação de multiplicadores em mediação e técnicas autocompositivas. Destinado a juízes federais, o evento será realizado até a próxima quarta-feira, em Belo Horizonte (MG).

O curso de mediação é fruto de uma parceria da Enfam com a Secretaria da Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça e com a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).

Durante a cerimônia de abertura, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima ressaltou em discurso a importância da mediação na solução de conflitos na sociedade contemporânea. “A técnica da mediação busca alcançar um ponto de equilíbrio para que as próprias partes, de maneira amigável e sem maiores ressentimentos mútuos, posam alcançar soluções consensuais, não só de conteúdo econômico, mas sobretudo de cunho social”, disse.

Representando o diretor-geral da Enfam, ministro Fernando Gonçalves, Esteves enumerou algumas das principais vantagens da mediação, dentre as quais a celeridade, a confidencialidade, a redução de custos financeiros e do desgaste emocional das partes, além da diminuição da reincidência dos litígios.

O vice-diretor da Esmaf, desembargador Carlos Moreira Alves, destacou a importância dos investimentos em educação para a promoção da melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário à população. O secretário da Enfam, Marcos Degaut, defendeu que a modernização do Poder Judiciário deve repousar na formulação de um projeto estratégico consistente de formação e aperfeiçoamento de magistrados.

Durante o evento, os representantes da Enfam informaram aos presentes que a Escola realizará o quarto curso de mediação em Fortaleza (CE). O curso deverá ocorrer entre os próximos dias 8 e 10 de março e será destinado a juízes estaduais. A Secretaria da Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça foi representada na cerimônia pelo assessor Marcelo Vieira.

Foto