Enfam abre inscrições para 3ª turma do mestrado em Direito e Poder Judiciário

Interessados no curso devem se inscrever até as 23h59 do dia 7 de março de 2022

Interessados no curso devem se inscrever até as 23h59 do dia 7 de março de 2022

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está com inscrições abertas para a seleção de magistrados brasileiros interessados em ingressar na 3ª Turma do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário. O processo seletivo será composto por três etapas: avaliação da aderência às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional e da viabilidade do pré-projeto de pesquisa; avaliação do pré-projeto de pesquisa, trajetória profissional e currículo lattes; e entrevista para defesa do pré-projeto de pesquisa.

O Mestrado Profissional da Enfam, com área de concentração em Direito e Poder Judiciário, possui duas linhas de pesquisa. A primeira, com foco na “Eficiência e Sistema de Justiça”, parte de uma perspectiva interinstitucional, sistêmica e global sobre os desafios do sistema de justiça como um todo e a necessidade de democratização e acesso à Justiça. A segunda linha, que abordará “Ética, Integridade e Efetividade na Atividade Jurisdicional”, tem por objetivo investigar os problemas relacionados à prestação jurisdicional tendo como foco a atuação do juiz na sua unidade de trabalho.

As disciplinas contarão com aulas presenciais no decorrer do período letivo, concentradas em uma semana por mês, de forma a possibilitar a participação dos professores e alunos, com necessidade mínima de afastamento da atividade jurisdicional.

Clique aqui e confira a íntegra do edital que regulamenta o processo de seleção.

Vagas
O curso terá 20 vagas, oferecidas a magistrados e magistradas da Justiça Federal (Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias) ou da Justiça Estadual de 1º e 2º graus, e a ministros brasileiros que preencham todos os requisitos presentes no Regimento Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Enfam (PPGPD/Enfam) e no edital que regula o processo seletivo.

As vagas serão divididas entre as duas linhas de pesquisa, sendo 14 delas para magistrado vitalício; quatro para magistrado vitalício que se autodeclare preto ou pardo; uma vaga para magistrado vitalício com deficiência; uma vaga para magistrado vitalício autodeclarado indígena, conforme a Resolução Enfam n. 2 de 13 de julho de 2020.

Em caso de não preenchimento ou desistência, as vagas serão remanejadas, a critério da coordenação-geral do Programa.

Inscrições
Os interessados em ingressar no mestrado devem efetivar sua inscrição até as 23h59 do dia 7 de março de 2022, horário de Brasília, por meio do formulário on-line disponível aqui. Por meio do mesmo formulário também devem ser encaminhados os documentos listados no item 3.9 do edital.