Enfam abre turmas EaD para Formação de Tutores

O curso Formação de Tutores no contexto da magistratura é mais uma ação de formação para magistrados que exercem ou pretendem exercer atividade de tutoria de cursos, e para os servidores que trabalham nas equipes de Educação a Distância (EaD) das escolas judiciais e da magistratura. A realização é da Escola Nacional de Formação e […]

O curso Formação de Tutores no contexto da magistratura é mais uma ação de formação para magistrados que exercem ou pretendem exercer atividade de tutoria de cursos, e para os servidores que trabalham nas equipes de Educação a Distância (EaD) das escolas judiciais e da magistratura. A realização é da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e será na modalidade a distância, no período de 14/3/2016 a 17/4/2016.

O objetivo da ação de capacitação é propiciar a reflexão sobre a prática do tutor, por meio da integração e colaboração entre os participantes, considerando o atual contexto da magistratura e destacando as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade.

Para isso, as estratégias de ensino e aprendizagem devem envolver a problematização da realidade na qual o tutor está inserido, com abordagens teóricas, simulações e práticas, a partir de procedimentos didático-metodológicos. O curso possibilitará a elaboração de um projeto de tutoria que poderá ser aplicado em cursos EaD destinados aos magistrados.

As inscrições poderão ser feitas no período de 22 a 29 de fevereiro, por meio de formulário disponibilizado no portal da Enfam. Serão abertas duas turmas e a carga horária prevista é de 40 horas-aula, as quais serão ministradas pelas professoras Maria Emilia Gonzaga de Souza, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e Magali Regina Kolakowski Chules, do Conselho da Justiça Federal (CJF).