Enfam abre turmas EaD para o curso de formação de tutores no contexto da magistratura

A partir desta segunda-feira (31/7) até o próximo dia 7/8, estarão abertas as inscrições do curso de formação de tutores no contexto da magistratura, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Na modalidade a distância, o curso possui carga horária de 30 horas-aula e ocorrerá no período de 14 de agosto […]

A partir desta segunda-feira (31/7) até o próximo dia 7/8, estarão abertas as inscrições do curso de formação de tutores no contexto da magistratura, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Na modalidade a distância, o curso possui carga horária de 30 horas-aula e ocorrerá no período de 14 de agosto a 19 de setembro.

O curso é exclusivo para 80 magistrados que atuam como tutores nos cursos de formação de magistrados de 17 escolas judiciais que estão na fase de implementação ou ampliação do ensino a distância. Serão ofertadas duas turmas, com 40 alunos cada, e as inscrições serão realizadas por meio de formulários encaminhados às escolas participantes.

O objetivo da ação educacional é dar condições para que os participantes possam atuar como tutores em cursos na modalidade a distância, levando em conta os diferentes contextos da formação de magistrados e demonstrando sensibilidade, ética e habilidades práticas inerentes às tarefas de tutor.

Para isso, o curso abordará os seguintes temas: conceitos básicos e contexto histórico e legal da EAD – princípios e finalidades no ensino dos magistrados; elementos gerais da tutoria (função, estratégias, aspectos do processo de ensino e aprendizagem); o trabalho do tutor no contexto da formação dos magistrados (competências e habilidades, metodologias, avaliação); e funcionalidades do moodle para tutores.

As tutoras do curso serão as formadoras Magali Regina Kolakowski Chules, do Conselho da Justiça Federal, e Maria Emilia Gonzaga de Souza, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.