Enfam abre vagas para Formação de Formadores

As inscrições podem ser feitas até 14/3

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) disponibilizou 90 (noventa) vagas para a primeira oferta do ano da Formação de Formadores Nível 1 (FOFO N1M1) – Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura – Nível 1 – Módulo 1. Podem participar do curso profissionais da Escola nacional e das escolas judiciais e da magistratura que atuam com atividades de docência e coordenação/orientação pedagógica.  

As aulas acontecerão presencialmente, em três turmas simultâneas, no período de 29/3 e 31/3, com atividade prévia do dia 23/3 a 28/3, no ambiente Moodle. A carga horária do curso é de 26 horas, organizada em 2 horas de atividade prévia e o restante de forma presencial. As inscrições podem ser feitas mediante indicação pelas escolas de atuação do público – o link de inscrição será enviado pela Equipe de Desenvolvimento da Enfam para os e-mails das escolas, que deverão repassar ao público indicado.

Durante todo o desenvolvimento do Módulo, vão atuar simultaneamente, como docentes, em período integral, pedagogas e pedagogos e magistradas e magistrados no sentido de articular a especificidade do conteúdo ao tratamento didático-pedagógico de aspectos do ensino e da aprendizagem no contexto da magistratura.

Finalidade e metodologia da Formação

Com a formação proposta, a intenção é oportunizar a formação didático-pedagógica de docentes e, também, viabilizar reflexões relevantes sobre a prática educativa, considerando aspectos do planejamento educacional/pedagógico e da docência, que implica a articulação de saberes de profissionais da magistratura e das equipes pedagógicas.

Além do Módulo 1, a formação inclui mais dois módulos (previstos para abril e junho) cujas datas de realização serão divulgadas no primeiro dia do curso.