Enfam abrirá inscrição para o Curso de Formação de Tutores no Contexto da Magistratura

Desta segunda-feira (4/9) até o próximo dia 11 estarão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O curso, na modalidade a distância, possui carga horária de 40 horas-aula e ocorrerá no período de 18 de setembro a […]

Desta segunda-feira (4/9) até o próximo dia 11 estarão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O curso, na modalidade a distância, possui carga horária de 40 horas-aula e ocorrerá no período de 18 de setembro a 24 de outubro.

A ação formativa será dividida em duas turmas de 40 alunos, sendo destinada a magistrados e servidores que atuam ou atuarão como tutores em cursos de formação de magistrados.

O objetivo é auxiliar os participantes a serem capazes de exercer a tutoria de cursos na modalidade a distância, levando em conta os distintos contextos de formação de magistrados e demonstrando sensibilidade, comportamento respeitoso e habilidades práticas inerentes às tarefas do tutor.

Nesse sentido, serão abordados no curso os seguintes temas: conceitos básicos e contexto histórico e legal da EAD; princípios e finalidades no ensino de magistrados; elementos gerais da tutoria (função, estratégias, aspectos do processo de ensino e aprendizagem); o trabalho do tutor no contexto da formação dos magistrados (competências e habilidades, metodologias, avaliação); e funcionalidades do Moodle para tutores.

A ação formativa visa promover a capacitação dos formadores que serão tutores em cursos a distância a serem realizados pelas Escolas, pois a Enfam editará normativo que estabelecerá cotas obrigatórias de formadores com formação em tutoria para atuar nesses cursos.

Os interessados deverão entrar em contato com as respectivas escolas para serem indicados como participantes, pois as inscrições ocorrerão por meio do preenchimento de formulário a elas disponibilizado pela Enfam.