Enfam celebra formatura da quarta turma do mestrado profissional

As atividades do período da manhã desta segunda-feira se encerraram com o lançamento de obras resultantes das pesquisas acadêmicas

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, na manhã desta segunda-feira (3), uma programação especial em celebração à formatura do mestrado profissional em Direito. A iniciativa reúne atividades acadêmicas e institucionais que evidenciam o compromisso da instituição com a formação contínua de magistrados e a produção de conhecimento jurídico aplicado, em consonância com sua missão institucional e suas diretrizes pedagógicas.

Ao longo do dia, estão previstos lançamentos de livros, palestras e cerimônia de formatura. Na terça-feira (4), será realizado o II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito. O evento conta com a participação de integrantes da magistratura, docentes, pesquisadores e convidados.

Degustação
A degustação do mestrado, um seminário com apresentações de discentes sobre os principais destaques do curso de acordo com suas perspectivas, ocorreu na parte da manhã. O coordenador do mestrado, Fabrício Lunardi, explicou que a degustação foi pensada para que possam dar conhecimento à comunidade científica, ao Judiciário e aos demais atores do sistema de justiça acerca das pesquisas que são desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado. “Essas pesquisas têm causado um grande impacto na sociedade. Elas são produzidas com grande rigor metodológico. Temos aqui projetos premiados nacionalmente e que impactaram mais de 50 mil vidas. Eles estão transformando o Judiciário e a sociedade”, salientou.

A vice-coordenadora do mestrado, Tais Schilling Ferraz, destacou os trabalhos desenvolvidos pelos discentes. “As seis minipalestras que os nossos alunos escolheram foram sobre fatores transformadores da sua própria realidade profissional e acadêmica”, disse.

Apresentações
Iniciando as apresentações dos trabalhos, as discentes Aline Damasceno e Aline Gomes abordaram o tema O juiz pesquisador: saindo da posição decisória para a posição questionadora. Na sequência, Matheus Miranda e José Filho apresentaram o trabalho O juiz pesquisador em campo: desafios éticos e metodológicos de pesquisas com povos e comunidades tradicionais.

Beatriz Fruet de Moraes abordou o rigor metodológico nas pesquisas no mestrado profissional em Direito; Leticia Daniele Bossonario falou sobre a importância do diálogo para a pesquisa e para os processos estruturais; Tiago Fontoura de Souza apresentou Gestão e centro de inteligência; e Bruno Montenegro Ribeiro Dantas e Paulo Cézar Mourão Almeida discutiram Política Criminal Baseada em Evidências: diagnóstico, intervenção e avaliação. Todas as dissertações estão disponíveis na página da Enfam.

Lançamento de livros
Como parte da programação comemorativa, no hall do auditório do CJF, foi realizado o lançamento de livros de autoras e autores vinculados ao mestrado profissional, obras que abordam temas relevantes para a magistratura e para a gestão judicial. O momento foi dedicado à divulgação das publicações, com breve apresentação dos títulos, objetivos editoriais e contribuição para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional. Houve também sessão de autógrafos e interação com o público presente.

03/11/2025 • Mestrado • Brasília/DF