Enfam começa hoje terceira rodada do curso de Gestão Cartorária

A Enfam inicia a terceira rodada do curso de Gestão Cartorária. De autoria do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, do Tribunal de Justiça de Rondônia, essa edição terá quatro turmas simultâneas, totalizando 120 inscrições. Conforme informa o secretário da Escola, Francisco Paulo Soares Lopes, o curso terá duração de 30 horas, distribuídas em quatro semanas, […]

A Enfam inicia a terceira rodada do curso de Gestão Cartorária. De autoria do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, do Tribunal de Justiça de Rondônia, essa edição terá quatro turmas simultâneas, totalizando 120 inscrições. Conforme informa o secretário da Escola, Francisco Paulo Soares Lopes, o curso terá duração de 30 horas, distribuídas em quatro semanas, e avaliação com questionários, participação em fóruns de discussão e estudos de casos. As turmas serão tutoriadas pelos magistrados Marlúcia Ferraz Moulin, Rinaldo Soldan Joazeiro, Vinícius Pedrosa Santos e Zenildo Bodnar. O encerramento está previsto para 18 de setembro.

Com relação ao tema Administração Judiciária, cada módulo será um curso à parte, permitindo que o magistrado componha sua capacitação da forma que lhe convier. Para os de Gestão de Pessoas e de Gestão Financeiro-orçamentária, a Enfam já dispõe de considerável lista de inscritos. O primeiro está sendo reformulado e brevemente estará disponível. Quanto ao de Gestão Financeiro-orçamentária, a fase é de contratação de tutores. Por isso, a previsão é de que as turmas comecem ainda neste semestre. Responsável pelo Núcleo de Ensino a Distância, Marcelo Conforto de Alencar Moreira acrescenta que essa terceira rodada terá, como as anteriores, acompanhamento da frequência e da participação do inscrito.

Segundo ele, com essas quatro turmas (GC08 a GC11) a Enfam atendeu todos os magistrados que solicitaram matrícula nesse tema em 2011. “Zeramos a lista de espera para Gestão Cartorária. Entretanto, caso apareçam mais interessados estamos prontos para novas rodadas”, salientou Marcelo Conforto. O curso utilizará metodologias baseadas no processo de construção do conhecimento, através do qual o próprio aluno deve encontrar as respostas a partir dos próprios conhecimentos e da interação com a realidade, com os colegas e com recursos de ensino e aprendizagem disponíveis no ambiente do curso. Isso ocorrerá com auxílio do tutor, tendo por base as intervenções nos fóruns. A Enfam conferirá, em formato digital, certificado de conclusão do curso. O documento será válido para fins de vitaliciamento e de promoção.