Enfam conclui curso de formação inicial para 29 novos magistrados

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) concluiu, nesta sexta-feira (16), o I Curso de Formação Inicial para Magistrados – Módulo Nacional destinado a 29  juízes recém-ingressos nos Tribunal de Justiça do Acre, Mato Grosso do Sul e do Piauí. Com formato dinâmico, com foco na parte […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) concluiu, nesta sexta-feira (16), o I Curso de Formação Inicial para Magistrados – Módulo Nacional destinado a 29  juízes recém-ingressos nos Tribunal de Justiça do Acre, Mato Grosso do Sul e do Piauí.

Com formato dinâmico, com foco na parte prática, o curso oferecido pela Enfam teve como objetivo oferecer instrumentos e informações multidisciplinares  para aperfeiçoar a atuação do juiz.

O curso foi ministrado em cinco dias e teve uma programação diversificada, incluindo palestras, visitas ao Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, oficinas de trabalho que utilizaram estratégias de simulações de situações reais vinculadas aos casos fictícios de caráter conflitante, passíveis de soluções judiciais.

No último dia, os magistrados participaram  de uma oficina de Mídia Training realizada com jornalistas do Conselho da Justiça Federal e da Enfam. Os juízes realizaram simulações de entrevistas para televisão, rádio e demais mídias. Posteriormente, os vídeos foram exibidos e os profissionais de comunicação  fizeram as recomendações necessárias para que os magistrados tenham uma boa postura diante da mídia.

Para a juíza Camylla Silva, do Tribunal de Justiça do Acre, o curso de formação inicial é importante por focar na parte prática dos temas abordados. A juíza esclareceu que o novo magistrado se ressente da falta de prática, já que a sua experiência se resume aos três meses do curso de formação oferecido pelo tribunal estadual.

O juiz Franscisco Soliman do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul destacou a importância do deslocamento do magistrado da sua comarca e colocá-lo em contato com as decisões dos tribunais superiores. Acrescentando que a multidisciplinaridade de temas enfocados no curso foi muito importante tento em vista a pouca experiência dos novos magistrados. Soliman destacou que alguns temas, como Direito Eleitoral, execução penal e infância e juventude deveriam ter mais  conteúdo prático no curso oferecido pela Enfam.

O juiz Edilson Chaves, do Tribunal de Justiça do Piauí, destacou como mais relevante a oportunidade de aproximação dos demais órgãos do Poder Judiciário concretizada por meio das visitas e palestras.

O curso foi encerrado pela secretária-executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, que destacou a importância da participação dos magistrados dos três estados, assinalando que a Enfam é um espaço  de reflexão, debate e crítica na busca de soluções para formar e aperfeiçoar os magistrados.

Leia mais:

Enfam realiza curso para novos magistrados do Acre, Mato Grosso do Sul e Piauí

Ministro Noronha defende formação inicial de dois anos para novos juízes