Enfam conclui curso prático de planejamento de ensino

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) concluiu hoje, (6/5), o curso Planejamento de Ensino no contexto da magistratura oferecido para 30 coordenadores pedagógicos das escolas judiciais de todo o País. Para a secretária executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, o curso é o primeiro […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) concluiu hoje, (6/5), o curso Planejamento de Ensino no contexto da magistratura oferecido para 30 coordenadores pedagógicos das escolas judiciais de todo o País.

Para a secretária executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, o curso é o primeiro de uma série que será oferecida aos coordenadores pedagógicos com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais das escolas e, futuramente replicar a iniciativa regionalmente. “Esse curso oferece a possibilidade de profissionalizar o trabalho dos coordenadores das escolas”, ressalta.

A secretária executiva explica que o curso de Planejamento de Ensino no contexto da magistratura teve como foco principal a sua prática, em razão da necessidade de aperfeiçoamento nos requerimentos de credenciamento de cursos enviados pelas escolas.

Com o curso, a secretária executiva acredita que a Enfam está contribuindo com as escolas, no sentido de fortalecer os profissionais da área, para que possam deliberar sobre o planejamento pedagógico dos cursos a serem oferecidos aos magistrados.

João Luiz Bettini de Albuquerque Lins, coordenador da Escola de Magistratura de Mato Grosso, ressaltou a importância do curso de Planejamento de Ensino ter sido ministrado pelos próprios servidores da Enfam. Segundo ele, tal fato aproxima as escolas da Enfam, possibilitando que seus coordenadores pedagógicos agilizem as consultas junto aos profissionais encarregados do credenciamento solucionando as  eventuais dúvidas.

Albuquerque Reis destacou que os servidores da Enfam conhecem as dificuldades enfrentadas pelas escolas da magistratura, tornando a comunicação mais ágil. Salientou ainda, que é importante ter a percepção de que a Enfam  trabalha para as escolas ao oferecer cursos de aperfeiçoamento nessa área.

De acordo com Sara Maria de Andrade Silva, coordenadora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, o curso de Planejamento de Ensino oferece ferramentas para o exercício da atribuição de coordenadora pedagógica. Acrescentando que o curso possibilita a profissionalização do trabalho do coordenador pedagógico. “A Enfam está passando uma mensagem da importância que esses profissionais têm para deliberar sobre o planejamento dos cursos nas escolas judiciais e de magistratura”, afirmou.

O curso oferecido foi ministrado pela secretária-executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga e pela coordenadora de Pesquisa e Ensino, Marizete da Silva Oliveira.       A elaboração do curso teve a participação da pedagoga Solange Garani da Escola de Magistratura do Paraná (EMAP).

Leia mais:

Enfam capacita coordenadores pedagógicos das escolas judiciais para planejar ensino