Enfam dá início a três turmas de cursos a distância em março

A partir do próximo dia 13 de março, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) inicia as primeiras turmas de Ensino a Distância (EaD) de 2017. No período de 13 de março a 11 de abril, serão oferecidas três turmas. Uma delas abordará o tema Formação de Tutores no Contexto da Magistratura […]

A partir do próximo dia 13 de março, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) inicia as primeiras turmas de Ensino a Distância (EaD) de 2017. No período de 13 de março a 11 de abril, serão oferecidas três turmas. Uma delas abordará o tema Formação de Tutores no Contexto da Magistratura e as outras duas serão sobre Planejamento de Ensino do Contexto da Magistratura.

Uma das turmas de planejamento de ensino será exclusiva para magistrados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação pedagógica será oferecida a esse público, em cumprimento a um acordo firmado entre a direção-geral da Enfam e o TSE, com vistas a atender demanda de capacitação da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE).

Formação de tutores

A formação de tutores tem como objetivo capacitar os participantes a exercer a tutoria de cursos na modalidade a distância. Para isso, deve-se considerar cada contexto de formação de magistrados, demonstrando sensibilidade, comportamento respeitoso e habilidades práticas inerentes às tarefas do tutor. A duração será de 40 horas-aula.

A professora tutora para essa ação educacional é Maria Emilia Gonzaga de Souza, doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e com aperfeiçoamento em curso de formação de formadores em EaD.

Planejamento de ensino

O planejamento de ensino visa que os magistrados e os servidores, atuantes na formação de juízes, possam planejar ações de formação de maneira a demonstrar coerência entre objetivos, procedimentos metodológicos e avaliativos no contexto da magistratura. O conteúdo será desenvolvido em 40 horas-aula.

As tutoras contratadas para essa ação educacional são Solange Garani, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância e em Organização do Trabalho Pedagógico, também pela UFPR; e Liliane C. Machado, doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).