A apresentação aconteceu em Brasília durante a plenária de encerramento do encontro da Rede, na sede da Escola
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reuniu nesta terça-feira (10) representantes de escolas judiciais e da magistratura participantes do primeiro encontro da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum). Durante a cerimônia de encerramento foram apresentados os principais avanços da Renejum no ano de 2023, além das principais sugestões encaminhadas a partir das oficinas realizadas durante os dois dias do encontro.
Com o auditório da Escola lotado, os participantes compartilharam suas sugestões para as próximas ações da Rede, entre as quais capacitação de servidores, inclusão de temas de forma regionalizada, cursos de boas práticas, integração de magistrados com as comunidades.
A equipe de Comunicação da Enfam (Ascom) – representada pela assessora de Comunicação Cecilia Barroso, em conjunto com a responsável pelo site Taís Villela e o webdesigner Pedro Batista – apresentou a plataforma da Renejum. De acordo com eles, a plataforma reúne todo o material referente à Rede, um espaço no qual já estão compartilhadas notícias, manuais, documentos e no futuro poderão estar as ações educacionais.
Barroso destaca que a rede é um espaço para cooperação e troca de experiências. “O objetivo é facilitar a comunicação através de pesquisas e buscas”, disse. A Ascoe fez uma breve demonstração de como navegar pela plataforma, compartilhar dados e acessar os pontos de suporte. Neste momento inicial, cada escola integrante poderá ter um cadastro.
A secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Escola, Julia Maurmann Ximenes, apresentou os próximos eventos previstos para a Renejum, entre os quais estão uma Formação de Formadores N1, que acontecerá na Escola Paulista da Magistratura (EPM), e uma Formação de Formadores N2. A secretária informou que neste ano já foram realizadas ações nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste e que a próxima acontecerá na região Sul.
Para o ano de 2024, Ximenes destacou o Livro Renejum, para o qual as escolas devem enviar os artigos até outubro; Encontro de Formadores da Formação Inicial, previsto para fevereiro e março; os Ciclos de Formação Inicial e Formação Continuada; a Trilha Gerencial e a Trilha Pedagógica.
A secretária agradeceu a presença de todas as escolas e chamou atenção para a importância dos multiplicadores. “Precisamos priorizar a formação dos multiplicadores, profissionais que podem fazer as formações e posteriormente oferecê-las para mais pessoas, sem que a mesma precise necessariamente ser oferecida pela Enfam.”