Enfam e Exército realizam curso inédito sobre segurança para autoridades judiciais

Trinta e um juízes de todo o País participam de curso inédito oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Exército Brasileiro.  É o I Curso sobre Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, desenvolvido exclusivamente para que o magistrado aprenda técnicas e estratégias de segurança que o auxilie na […]

Trinta e um juízes de todo o País participam de curso inédito oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Exército Brasileiro.  É o I Curso sobre Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, desenvolvido exclusivamente para que o magistrado aprenda técnicas e estratégias de segurança que o auxilie na proteção da própria integridade física e na de seus familiares.

Na abertura do evento, o diretor-geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha, ressaltou a importância da parceria com o Exército na realização do curso pioneiro no Brasil, tanto pelo conteúdo das técnicas de segurança como em relação a oportunidade dos juízes conhecerem melhor a estrutura da organização militar.

Ao destacar a importância do repasse de técnicas de segurança para os magistrados, o ministro Noronha mencionou alguns casos de violência cometidos contra juízes no País, a exemplo da juíza Patrícia Accioli, do Rio de Janeiro, morta em uma emboscada. “Investir em segurança não é só comprar armamento, é sobretudo, investir em prevenção”, destacou o ministro.

O chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, proferiu a aula inaugural do curso sobre o tema Nova Defesa e as Condições Extraordinárias da Lei e da Ordem.

O general De Nardi fez uma exposição sobre a estrutura das Forças Armadas e sobre  as possibilidades legais de atuação das três Forças em casos excepcionais para a garantia da lei e da ordem. Destacou como exemplo a aplicação de força federal na ocupação dos complexos do Alemão e da Maré, no Rio de Janeiro, bem como sobre a convocação das Forças Armadas para atuar durante a greve das polícias ocorridas na Bahia (BA) e em Pernambuco (PE).

Na sua exposição, o general também falou sobre a atuação das Forças Armadas durante a Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

Para o secretário-geral da Enfam, Paulo de Tarso Tamburini, o curso sobre Proteção e Segurança para as Autoridades Judiciais vai representar um grande avanço para a segurança dos juízes e vem atender à grande demanda que existe por parte da magistratura.

Tamburini assegurou que o curso será ministrado em todo o País nos próximos dois anos. O secretário-geral enalteceu a expertise dos militares da Polícia do Exército no tema segurança e espera contar com a parceria para replicar conhecimento.

A abertura do curso foi prestigiada pela alta cúpula das Forças Armadas. Estavam presentes o general de Exército Racine Bezerra Lima, comandante Militar do Planalto; o general de Divisão Roberto Severo Ramos; o coronel Guilherme Pinheiro, representando o general Enzo Peri, comandante do Exército Brasileiro; o juiz Carlos Vieira Von Adamek, secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e o tenente coronel João Felipe Dias Alves, comandante do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília.

Leia mais:

Segurança para os magistrados (vídeo)

Curso para juízes sobre segurança de autoridades judiciais começa na segunda (26)

Enfam abre inscrições para o I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais