Enfam e IPAM lançam livro sobre conciliação e mediação

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) lançaram, nesta quarta-feira (31), o livro intitulado Conciliação e Mediação – ensino em construção, primeira obra resultante do acordo de cooperação assinado entre as duas instituições. O livro reúne artigos de renomados autores e juristas, sob a coordenação […]

V_GUT8613A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) lançaram, nesta quarta-feira (31), o livro intitulado Conciliação e Mediação – ensino em construção, primeira obra resultante do acordo de cooperação assinado entre as duas instituições. O livro reúne artigos de renomados autores e juristas, sob a coordenação do desembargador Roberto Bacellar e da juíza Valéria Lagrasta.

Na solenidade, o diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins, reiterou a importância do lançamento da obra que versa sobre um tema contemporâneo. “A Enfam tem por princípio qualificar os magistrados estaduais e federais e, ao realizar um encontro cultural com o lançamento desta, vai ao encontro do que atualmente é exigido pelo novo Código de Processo Civil com o estimulo ao acordo e a solução de litígio”, afirmou.

Para o ministro, que se despede da Enfam para assumir a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 1º de setembro, a obra reúne os melhores autores e colaboradores, a exemplo de Ada Pellegrini Grinover e Kazuo Watanabe, que assinam o prefácio do livro. “Isso demonstra a preocupação da Enfam e do IPAM com a formação dos juízes brasileiros e revela que estamos no caminho certo”, concluiu.

Segundo a presidente do IPAM, Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, a primeira publicação da parceria com a Enfam é resultado de muito esforço para que o lançamento ocorresse na gestão do ministro Humberto Martins, responsável pela assinatura do acordo.

Hertha disse também que o livro pode ser consultado no site do IPAM, que está em negociação com livrarias jurídicas para disponibilizá-lo e que aguarda a nova gestão da Enfam para dar prosseguimento ao acordo.

A juíza Valéria Lagrasta, uma das coordenadoras da obra, afirmou que o livro Conciliação e Mediação – ensino em construção é resultado de um longo processo, devido à carência de base teórica diversificada. Segundo Lagrasta as pessoas que adquirirem o livro vão encontrar uma literatura profunda sobre o tema conciliação e medicação.

Prestigiaram o lançamento do livro o ministro Mauro Campbell, corregedor da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF) e o ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM). Ministro Campbell elogiou o lançamento da obra, destacando que trabalhará para fortalecer a parceria do CEJ com a Enfam.

Também participaram do evento, os desembargadores Fernando Norberto Cerqueira dos Santos, secretário-geral da Enfam,   Eladio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Jones Figueiredo Alves, do TJPE, e Ari Jorge Moutinho da Costa, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas; o juiz federal José Antônio Savaris, secretário-geral do Conselho da Justiça Federal; e os  juízes de Direito Ricardo Cunha Chimenti, do TJSP; e Aiston Henrique de Sousa, do TJDFT.

Confira as fotos no Flickr