Enfam e TCU encerram curso de Gestão Financeira e Orçamentária online

Em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Enfam realiza em dezembro os últimos cursos de 2011. De acordo com calendário da Escola, ao longo das próximas quatro semanas serão mais duas turmas simultâneas do curso de Gestão Financeira e Orçamentária – terceiro módulo do curso de Administração Judiciária. Conforme o chefe […]

Em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Enfam realiza em dezembro os últimos cursos de 2011. De acordo com calendário da Escola, ao longo das próximas quatro semanas serão mais duas turmas simultâneas do curso de Gestão Financeira e Orçamentária – terceiro módulo do curso de Administração Judiciária. Conforme o chefe do Núcleo de Educação a Distância da Enfam, Marcelo Conforto de Alencar Moreira, o objetivo do curso é permitir que os magistrados reconheçam a gestão financeira e orçamentária como elemento indispensável à execução das estratégias do Poder Judiciário.

De autoria do auditor federal Paulo Roberto Simão Bijos, responsável pela área de Controle Externo do TCU, o curso será tutoriado pelos juízes Mirla Regina da Silva Cutrim, do TJ-AC, e Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, do TJ-AM. As aulas serão exclusivamente online, não havendo necessidade dos magistrados se ausentarem de suas atividades jurisdicionais. O módulo discorrerá sobre aspectos gerais relacionados à gestão financeira e orçamentária; elaboração, discussão, votação e aprovação das leis orçamentárias: PPA, LDO e LOA; execução orçamentária; controle e avaliação da execução orçamentária.

A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnico-científica e cultural e intercâmbio de conhecimentos, experiências, informações e tecnologias firmado entre Enfam e TCU em março de 2010. Entre outras coisas, a parceria objetiva a promoção de atividades conjuntas de educação corporativa na modalidade presencial ou a distância, por meio de cessão, elaboração ou adaptação de cursos, bem como a realização de ações de apoio a sua execução.