Enfam é uma das vencedoras do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial

O projeto M.A.R.I.A, que promove a diminuição dos riscos de violência de gênero, ficou em primeiro lugar na categoria Inovação Tecnológica

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento do Magistrados (Enfam) é uma das vencedoras da terceira edição do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial. O projeto M.A.R.I.A. (Modelagem da Avaliação de Risco com Inteligência Artificial) foi premiado na noite desta quarta-feira (25/10) na categoria Inovação Tecnológica.

A cerimônia aconteceu em Brasília, no auditório do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. O projeto é de autoria de Samuel Meira Brasil Júnior, coordenador do Mestrado da Enfam, desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, doutor em Direito pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade do Espírito Santo (UFES).

O prêmio, realizado com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), tem como objetivo reconhecer e incentivar inovações em sete categorias. São elas: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Laboratórios de Inovação, Inovação Social, Liderança Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação. Além de promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de Tecnologia da Informação e de inovação, a premiação enfatiza e repercute as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Ao saber da indicação, o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior parabenizou todos os tribunais que têm investido e se dedicado à área de inovação, permitindo o aprimoramento da prestação jurisdicional, principalmente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem trabalhado incessantemente na inovação tecnológica.

“Nós não podemos esquecer que este [projeto] é uma ferramenta para conseguir melhores resultados. Muito obrigado pelo apoio, carinho e, acima de tudo, amizade. O prêmio é de todos nós, é o reconhecimento do trabalho sério de todos os professores neste programa revolucionário que é o Mestrado”, reconheceu o coordenador do Mestrado da Enfam.

Conheça o M.A.R.I.A

O desembargador contou que o projeto foi desenvolvido no Mestrado Profissional da Enfam durante um trabalho do grupo Justiça Digital, o qual desenvolveu uma ferramenta para auxiliar os juízes na diminuição dos riscos de violência de gênero. Para a criação e o treinamento do M.A.R.I.A, foram utilizadas ferramentas como o formulário de risco e diversos algoritmos de Inteligência Artificial.