Enfam encerra módulo básico de formação de formadores no TJMG

Vinte e seis magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram do Módulo Básico, do curso de Formação de Formadores, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O módulo encerrou-se na última sexta-feira (20/1) e foi realizado em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), […]

Vinte e seis magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram do Módulo Básico, do curso de Formação de Formadores, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O módulo encerrou-se na última sexta-feira (20/1) e foi realizado em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do TJMG.

A proposta da ação educacional é o desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e na execução de ações de formação e aperfeiçoamento de juízes. Constitui-se em uma das linhas de atuação da Enfam, juntamente com a formação inicial e a formação continuada.

O curso teve como professores formadores da Enfam os pedagogos Maria Eveline Pinheiro e Erisevelton Silva Lima, e o desembargador Roberto Bacellar. A coordenação do módulo ficou a cargo do magistrado formador.

Entre os temas abordados destacaram-se “A competência e formação para a docência”, “Métodos de Ensino e Avaliação de Aprendizagem” e “Sensibilização do formador-magistrado – Ressignificação do papel e das práticas do ensino na magistratura”.

Na abertura do evento, na manhã de 18 de janeiro, o superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, enfatizou que a Escola Judicial tem como foco a formação integral de seus magistrados e servidores. “Formação que congrega capacitação técnica e formação humana. Para formar e capacitar, é preciso conhecer nossos públicos, suas expectativas e necessidades. Só assim poderemos planejar e executar ações de formação apropriadas”, ressaltou.

O desembargador Wagner externou o desejo da Ejef de que as questões discutidas no encontro e as experiências compartilhadas inspirem os participantes nas atividades docente e judicante. “Que o curso contribua para o aprimoramento de talentos e competências, e que esses estejam a serviço dos cidadãos que buscam diariamente o Judiciário”, finalizou.

Com informações da Ascom/TJMG