Enfam inaugura novo espaço

Foram inauguradas hoje as novas instalações da Enfam, que teve seu espaço físico ampliado em 40%

Foram inauguradas hoje (2) as novas instalações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que teve seu espaço físico ampliado em 40%.

A Escola possui agora miniestúdio destinado a gravações de podcasts para cursos de Educação a Distância (EaD), quatro salas de aula, dois laboratórios de inovação, uma sala para coordenação, uma sala multiuso para videoconferências e reuniões do Conselho Superior, além de um auditório com sala vip, sala de tradução simultânea e sala de áudio.

A cerimônia de inauguração seguiu todos os protocolos de segurança sanitária e contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins. Segundo ele, a Enfam “exerce um papel muito importante na formação de magistrados competentes e comprometidos com a prestação jurisdicional célere e de qualidade”.

Também participaram virtualmente do evento o diretor-geral da Enfam, ministro Og Fernandes, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação da Escola, ministro Herman Benjamin.

Og agradeceu ao empenho do presidente e destacou que, mesmo durante a pandemia, a missão da Enfam deve continuar. “A Escola neste momento já é essa instituição de excelência, ensino e pesquisa, mesmo em um cenário estranho e atípico, que nos permite apenas conduzir e idealizar nossas atividades, ainda que com grande desempenho, pela via da teleconferência”, disse o ministro.

Ele ainda destacou a importância das novas instalações para o aumento da capacidade da Enfam. “A Escola tem agora um espaço adequado para realização da sua meta que é produzir conhecimento específico na formação, reciclagem e aperfeiçoamento da magistratura brasileira”, afirmou.

Pós-Graduação

A expansão do espaço físico tem por objetivo atender ao maior fluxo de alunos resultante do novo programa de pós-graduação, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020. Ao todo, a Escola ministra atualmente onze disciplinas simultâneas. Com a retomada das aulas presenciais, a previsão é de expandir para doze o número de disciplinas.

Instalada no primeiro pavimento da sede do CJF, a Enfam passou a ocupar 1.797 m². As instalações contam com recursos de acessibilidade e versatilidade para receber alunos, professores e visitantes com deficiência.