Programação inclui disciplina do mestrado, oficina de inovação e curso para integrantes da magistratura
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) deu início, nesta segunda-feira (26), a uma série de atividades educacionais realizadas em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), em Belém. O objetivo da programação é ampliar a qualificação de integrantes da magistratura e fomentar a inovação na educação judicial.
A primeira ação é a disciplina Demandas Estruturais e Litígios de Alta Complexidade, do mestrado, ministrada pelo magistrado Antônio Cesar Bochenek, com aulas até sexta-feira (30). O secretário-geral da Enfam, juiz federal Ilan Presser, esteve na abertura das atividades. “É uma iniciativa inédita em que a Escola sai de Brasília e vem para o Norte do país para realizar quatro ações”, anunciou.
O ineditismo também foi ressaltado pela secretária de Gestão Acadêmica da Enfam, Mariana Camargo Rocha. “É uma oportunidade ímpar. Temos visitado os tribunais e algumas escolas pelo país e aqui estamos participando e interagindo com vocês, de uma forma diferente, aproveitando o espaço para fazer uma interação com conexões e um contexto de aprendizagem. Isso para a gente é muito satisfatório”, afirmou.
Qualificação
Também teve início nesta segunda-feira o curso de Formação de Formadores (FOFO N1M1), voltado ao desenvolvimento docente de juízas e juízes, com foco em práticas pedagógicas adequadas à magistratura. As aulas ocorrerão até esta quarta-feira (28), das 9h às 18h.
A terceira atividade em parceria será a oficina colaborativa de inovação, nos dias 28 e 29 de maio, com o propósito de reunir magistrados para pensar coletivamente a educação judicial do futuro. Por fim, a programação também inclui visita às instalações da EJPA e reunião com a equipe técnica, na quarta-feira (28).
O secretário geral da EJPA, Paulo Victor Ramos, agradeceu pelas ações. “O meu sentimento é de gratidão. A turma de formação de formadores é uma turma realizada pela Enfam, de forma inédita aqui, e nós estamos muito felizes”, declarou.
Com informações do TJPA.