Enfam inicia oficina do nível 2 do curso Formação de Formadores

Nesta quinta-feira (14), começou a etapa presencial da oficina Estruturação de Competências para Desenvolvimento da Aula – nível 2 do curso Formação de Formadores –, com carga horária de 16 horas-aula, que segue até esta sexta-feira (15). No total, serão 20 horas-aula. Haverá mais 2 horas-aula a distância, a serem realizadas de 18 a 22 […]

Nesta quinta-feira (14), começou a etapa presencial da oficina Estruturação de Competências para Desenvolvimento da Aula – nível 2 do curso Formação de Formadores –, com carga horária de 16 horas-aula, que segue até esta sexta-feira (15). No total, serão 20 horas-aula. Haverá mais 2 horas-aula a distância, a serem realizadas de 18 a 22 de junho, complementando uma primeira etapa, também a distância, com igual carga horária, que ocorreu de 22 a 25 de maio.

A ação formativa realizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é ofertada a magistrados e servidores que atuam no planejamento e desenvolvimento de aulas, e que concluíram o nível 1 da Formação de Formadores, ou curso equivalente.

O evento tem como objetivo organizar a aula com vistas ao desenvolvimento de competências conforme as diretrizes da Enfam.

Ao término das atividades, espera-se que os participantes passem a exercer competências como: analisar a lógica de estruturação curricular para planejar e realizar aulas em ações educativas para magistrados; identificar teorias e concepções de estruturação curricular disponíveis na literatura educacional; e organizar os objetivos na lógica curricular de competências cognitivas complexas, considerando o contexto de formação profissional de magistrados.

“Durante os dois dias de atividade, os participantes vão trocar experiência e vivência, desenvolvendo as práticas por meio de discussões, sistematizações coletivas e da interação entre o aluno e o outro aluno, o aluno e o conteúdo, e o formador e o aluno, havendo assim uma construção ativa e colaborativa do conhecimento”, explica a formadora Léa das Graças Anastasiou.

Também serão feitas simulações relacionadas a práticas relevantes para a estruturação e o aperfeiçoamento de competências do formador no contexto de ensino da magistratura.

Alguns dos temas trabalhados nas atividades, no decorrer da oficina, serão os seguintes: currículo e estruturação curricular, e as diretrizes da Enfam; competências, tipos, abrangência e desafios na descrição; e competências para os objetivos de ensino e de aprendizagem na formação.

Confira mais fotos do curso no Flickr da Enfam.