Enfam lança Escola Virtual com cursos de excelência para magistrados

Magistrados de todo o país têm agora um ambiente virtual de aprendizado, no qual poderão ter acesso a cursos e conteúdos de excelência na área jurídica. Trata-se da Escola Virtual que está sendo lançada hoje (01/09) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Localizada no sítio da Enfam na Internet, a Escola […]

Magistrados de todo o país têm agora um ambiente virtual de aprendizado, no qual poderão ter acesso a cursos e conteúdos de excelência na área jurídica. Trata-se da Escola Virtual que está sendo lançada hoje (01/09) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Localizada no sítio da Enfam na Internet, a Escola é um espaço por meio do qual a instituição oferecerá uma série de ações de Ensino a Distância (EaD). Entre essas ações, estão previstos cursos, treinamentos e fóruns de discussão, que permitirão a participantes de todo o país discutir iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento da magistratura.

Desenvolvido no ambiente Moodle, aplicativo (software) livre, de apoio à aprendizagem, a Escola Virtual dispõe de uma série de recursos tecnológicos que permitem maior interação entre alunos e entre estes e os tutores responsáveis pelos conteúdos que serão ofertados.

Na Escola, haverá, por exemplo, uma sala virtual do cafezinho, onde os participantes poderão debater quaisquer assuntos de interesse da magistratura. Com um só clique também será possível consultar todo o acervo eletrônico da Biblioteca Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur) ou informar-se sobre o currículo do autor responsável pela elaboração do conteúdo do curso no qual se pretende matricular.

Para ingressar na Escola Virtual, é necessário preencher um cadastro, que está disponível na página de entrada do ambiente na Internet. Uma vez preenchido o cadastro, o usuário receberá, por correio eletrônico, uma mensagem de confirmação da inscrição com seu nome e senha de acesso.

Alguns cursos oferecidos serão destinados exclusivamente a magistrados, mas uma parcela deles será aberta a qualquer interessado, que poderá acessá-los na condição de visitante.

Cursos já estão disponíveis

A partir desta quarta-feira, a Escola já oferecerá três cursos, um deles aberto a visitantes e dois destinados a juízes (veja relação abaixo). Até o final deste ano, a Enfam deverá ofertar mais sete, totalizando dez cursos virtuais em 2010. Cada turma será composta de, no máximo, trinta alunos.

A Enfam disponibilizará diretamente os conteúdos dos cursos por intermédio da Escola Virtual, mas também os fornecerá, sem custo, às instituições de ensino da magistratura, federais e estaduais, que poderão ofertá-los por intermédio de seus sítios na Internet ou de outras plataformas tecnológicas.

Para hospedar os conteúdos produzidos pela Enfam, é necessário que a escola possua o aplicativo de aprendizagem Moodle. As escolas que desejam obter informações sobre esse assunto devem entrar em contato com a Enfam pelo e-mail: eadenfam@stj.jus.br.

Com a Escola Virtual, a Enfam pretende cumprir um de seus principais objetivos institucionais que é promover cursos sobre temas relevantes para o aprimoramento dos serviços judiciários e da prestação jurisdicional, dando ênfase à formação humanística.

Veja a relação de cursos disponíveis na Escola Virtual

Ambientação em Ensino a Distância
O curso tem o objetivo de capacitar interessados a lidar com os recursos e possibilidades dessa modalidade de educação, que, nos últimos anos, vem ganhando força como meio efetivo de capacitação em áreas diversas do conhecimento. Aberto a qualquer interessado. Para ter acesso, basta entrar na página inicial da Escola Virtual da Enfam na condição de visitante.

Ambientação em Tutoria
Destinado a magistrados que atuarão como tutores nos cursos a serem ofertados pela Escola Virtual. Exigirá conhecimento mais aprofundado por parte dos interessados, que deverão concluir, antes, o curso de ambientação em EaD. Os interessados devem se cadastrar na página da Escola Virtual da Enfam.

Gestão Cartorária
O curso é ofertado como meio de auxiliar os tribunais e os magistrados no cumprimento da Meta 8 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta consiste em capacitar, até o fim do ano, 50% dos juízes do país em administração judiciária. Gestão Cartorária é apenas o primeiro dos três módulos que compõem o curso de administração judiciária (os outros dois são gestão de pessoas e gestão orçamentário-financeira). Será aberto somente a magistrados, que devem se cadastrar na página da Escola Virtual da Enfam. A primeira turma será formada, exclusivamente, pelos juízes que atuarão na condição de tutores do curso. Após o treinamento dos tutores, serão abertas inscrições para os demais magistrados.