Enfam ministra Módulo Nacional em Maceió (AL)

No período de 8 a 12 de maio, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará o Módulo Nacional do curso de Formação Inicial para magistrados recém-ingressos nos Tribunais de Justiça de Alagoas e da Paraíba. A ação educacional ocorrerá na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e contemplará […]

No período de 8 a 12 de maio, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará o Módulo Nacional do curso de Formação Inicial para magistrados recém-ingressos nos Tribunais de Justiça de Alagoas e da Paraíba. A ação educacional ocorrerá na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e contemplará 15 magistrados.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, fará a palestra de abertura. A coordenação do curso é do desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam.

O módulo tem como objetivo apresentar e integrar os magistrados à realidade política e institucional dos órgãos vinculados ao Judiciário com os quais terão contato ao longo da carreira. As atividades serão desenvolvidas de forma a aliar teoria e prática. Formadores capacitados pela Enfam ministrarão as aulas com o apoio de equipe técnica da Escola Nacional.

A proposta metodológica tem orientação humanística e é baseada no protagonismo dos magistrados. Os temas apresentados no módulo possibilitam a inclusão do juiz recém-ingresso no universo do trabalho judicial, conscientizando-o sobre o papel que desempenhará na sociedade e no Judiciário.

Os temas a serem tratados nas aulas são: Ética e Humanismo; Mediação e Conciliação; Questões de Gênero; Gestão de Pessoas; Políticas Raciais; Sistema Carcerário; Infância e Juventude (Depoimento Especial e Adoção); Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes; e o Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos.