Enfam participa do ExpoJud em painel sobre educação judicial do futuro

Secretário-geral representou a Escola no maior congresso internacional de Tecnologia, Inovação e Direito do Ecossistema de Justiça

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) marcou presença no ExpoJud, o maior congresso internacional de Tecnologia, Inovação e Direito voltado ao Ecossistema de Justiça e Órgãos de Controle. O evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e reuniu os participantes para debater sobre o futuro da Justiça.

O secretário-geral da Escola, Ilan Presser, representou a Enfam no último dia de congresso, no painel Leaders Talks Escolas Judiciais: desafios da adoção de IA, ao lado do diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, e do diretor da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (Ejec), desembargador Luciano Nunes Maia Freire.

Durante o debate, os participantes discutiram as implicações do uso da inteligência artificial generativa na atividade jurisdicional e na educação judicial, a perspectiva da educação judicial do futuro, o equilíbrio entre o ensino presencial e virtual e a forma como a magistratura vai absorver a inteligência artificial como um instrumento e uma ferramenta, além dos desafios de manter um julgamento humano, ético e inclusivo.

Para o secretário-geral, o encontro foi produtivo e reforçou as visões convergentes dos participantes sobre o tema. “Creio que o objetivo foi atingido. O evento tem sido muito rico, grandioso e com uso massivo da tecnologia, que tem questionado alguns paradigmas da educação que temos hoje”, afirmou.

Ilan Presser também agradeceu, em nome da Enfam, pela oportunidade de participar do congresso. “É um prazer participar e debater aqui, junto com a ExpoJud, os caminhos, as perspectivas e os desafios que temos, tanto para a educação judicial quanto para o próprio exercício da atividade jurisdicional”, concluiu.

14 a 16/10/2025 • Participação da Enfam na Expojud 2025 • Brasília/DF