Enfam promove encontro com diretores de escolas judiciais da Região Nordeste

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu, nessa segunda-feira (14), reunião com diretores de escolas judiciais da Região Nordeste. O evento, que aconteceu na sede da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – UNICORP, teve como representantes da Enfam o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu, nessa segunda-feira (14), reunião com diretores de escolas judiciais da Região Nordeste. O evento, que aconteceu na sede da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – UNICORP, teve como representantes da Enfam o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, e o secretário-geral, juiz Carl Olav Smith.

Além dos representantes da Escola Nacional, fizeram parte da mesa de abertura o corregedor-geral da justiça do TJBA, desembargador Oswaldo de Almeida Bonfim; o diretor da ESMAM-MA, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; o presidente do TJPI, desembargador Erivan José da Silva Lopes; o diretor da EJUD-PI, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; e a assessora da presidência do TJBA, juíza Marielza Brandão Franco.

Pauta

Durante a reunião, foram debatidas questões como a motivação e a relevância da formação inicial e continuada, os programas de aperfeiçoamento de magistrados, e o credenciamento de cursos. Além disso, a Enfam noticiou sobre o compartilhamento de cursos a distância; o novo formato do Curso de Formação de Formadores; e a contratação e a remuneração de docentes e examinador de banca e comissão de concurso.

Na ocasião, a Enfam também foi representada pela coordenadora de Planejamento e Avaliação Educacional, Marizete da Silva Oliveira, e pela coordenadora de Desenvolvimento de Ações Educacionais, Celi Canovas Feijó Araujo.

O encontro enfatizou ainda a importância da formação inicial dos magistrados, com a utilização, nos módulos regionais oferecidos pelas escolas, de aulas com simulação e com a atividade judicante supervisionada. O secretário-geral da Enfam, Carl Smith, destacou também a relevância do banco nacional de formadores, que está sendo criado pela Enfam, com vistas a auxiliar as escolas no planejamento das ações educacionais.