Enfam promove Formação Inicial na Academia Judicial do TJSC

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nessa segunda-feira (27), o Módulo Nacional da Formação Inicial na Academia Judicial do TJSC. A ação educativa possui 40 horas-aula e será voltada para juízes recém-ingressos. A abertura contou com a presença do presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nessa segunda-feira (27), o Módulo Nacional da Formação Inicial na Academia Judicial do TJSC. A ação educativa possui 40 horas-aula e será voltada para juízes recém-ingressos.

A abertura contou com a presença do presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, e da secretária-geral da Escola Nacional, juíza federal Cíntia Menezes Brunetta.

O curso busca possibilitar condições para que o magistrado em formação possa desenvolver habilidades relacionadas a diversos níveis, tais como: analisar a realidade histórica, cultural, social, política, econômica e ambiental envolvendo a atuação judicial; comunicar-se com eficiência com servidores e comunidade jurídica; compreender o papel do juiz e dos demais membros dos atos judiciais, como agentes da Justiça.

A programação se encerra sexta-feira (31), com os temas: Infância e Juventude, ministrado pelo desembargador José Antônio Daltoé Cezar (TJRS); e O Juiz, a Juíza, a Sociedade e os Direitos Humanos, guiada pelos juízes de direito Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior (TJRN) e João Ricardo dos Santos Costa (TJRS).