Enfam promove Oficina de Planejamento das Ações de Tutoria

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta quinta-feira (5), a Oficina de Planejamento das Ações de Tutoria. Com 16 horas-aula, a atividade educativa é destinada a tutores e diretores de foro e tem por objetivo planejar ações e novas formas de mediação pedagógica na formação a distância. Em conformidade com […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta quinta-feira (5), a Oficina de Planejamento das Ações de Tutoria. Com 16 horas-aula, a atividade educativa é destinada a tutores e diretores de foro e tem por objetivo planejar ações e novas formas de mediação pedagógica na formação a distância.

Em conformidade com as Diretrizes Pedagógicas da Enfam, os formadores deverão desenvolver atividades seguindo princípios como: interdisciplinaridade, relação parte-totalidade, relação teoria-prática e desenvolvimento de competências profissionais. Os exercícios contarão com questões de natureza teórico-metodológica e a contribuição das experiências dos participantes.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Enfam, Daniella Gonçalves Cabeceiras de Azevedo, destacou a importância de reunir tutores para planejar atividades que serão propostas aos seus alunos durante a realização de aulas.

“Nós vamos, ao longo deste encontro, passar informações importantes, conceitos básicos de como ser tutor, de como agir dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, estratégias a serem utilizadas para favorecer o engajamento dos alunos nos cursos e aumentar a participação dos alunos de cursos a distância”, disse a coordenadora.

O curso se encerra na sexta-feira (6), com entrega do plano de tutoria de cursos considerando proposições das atividades anteriores das aprendizagens e desenvolvimento dos trabalhos.

Veja mais fotos no Flickr da Enfam.