Enfam publica quarta edição do boletim

A quarta edição do Boletim da Enfam traz uma entrevista exclusiva com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que avalia a acessibilidade à Justiça no Brasil e sua celeridade e eficiência; discute a preparação e o perfil dos magistrados brasileiros; comenta os projetos do Ministério da Justiça no âmbito da educação continuada dos juízes e a importância da Enfam; e fala sobre as críticas ao seu posicionamento favorável à punição dos responsáveis pela tortura durante o regime militar.

Na atual edição, o periódico veicula, ainda, uma entrevista com o desembargador Henrique Herkenhoff, do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, em que são enfocadas questões relativas a modelos de gestão apropriados à Justiça; elaboração de planejamento estratégico, metas e definição de projetos prioritários; e desafios da administração judiciária. Além disso, o desembargador Herkenhoff analisa o trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na elaboração e aplicação de um Plano Nacional de Planejamento e Gestão Estratégica no Poder Judiciário e aborda as mudanças no Código de Processo Civil, assim como a redução dos processos destinados ao seu gabinete, decorrente da utilização de modernos métodos de gestão.

Nas páginas do quarto boletim, encontram-se, também, artigo assinado pelo ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, dica de leitura – que destaca obra sobre corrupção, dinheiro público e sigilo bancário – e notícias de eventos que visam ao aperfeiçoamento da magistratura brasileira.

O Boletim da Enfam tem publicação bimestral e leva informações aos magistrados, a operadores do Direito e à Justiça em Geral. Estimula a reflexão e o debate de conhecimentos jurídicos relevantes, visando contribuir para o cultivo e a melhoria do Direito no Brasil.