Enfam realiza 3ª edição do programa de formação de formadores integrado

O curso de Formação de Formadores, Nível 1, Módulo 2, será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no período de 3 a 7 de abril de 2017. A 3ª edição será a última turma realizada, no formato de 2016, para atender os participantes que fizeram o primeiro módulo dessa versão […]

O curso de Formação de Formadores, Nível 1, Módulo 2, será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no período de 3 a 7 de abril de 2017. A 3ª edição será a última turma realizada, no formato de 2016, para atender os participantes que fizeram o primeiro módulo dessa versão da formação de formadores.

Com a temática Aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente, o curso visa a formação de magistrados e servidores que atuam em ações educativas nas escolas de formação de magistrados.

O Módulo 2 tem duração de 40 horas-aula e prevê atividades que permitam aos participantes aplicar técnicas metodológicas e avaliativas baseadas na perspectiva de uma educação humanista, crítica, reflexiva, criativa, significativa e voltada para a práxis, conforme orientado pelas Diretrizes Pedagógicas da Enfam.

Durante o curso, serão abordados conteúdos como: tendências pedagógicas e principais teorias de aprendizagem, o desenvolvimento de competências profissionais, além de aspectos gerais e específicos sobre ensino e avaliação.

Os temas são considerados relevantes para o aumento das competências necessárias ao desenvolvimento da ação docente, o que contribui para que os formadores atuem de forma integrada, articulando o conhecimento pedagógico e o jurisdicional, promovendo a união entre teoria e prática.

A ação educacional será realizada na Enfam, localizada no prédio do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF).