Enfam realiza curso Formação de Formadores com foco no desenvolvimento de ações educacionais

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no período de 12 a 16 de setembro, em Brasília, o curso de Aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente, que compõe o Programa de Formação de Formadores Integrado – Nível 1 – Módulo 2. A ação educacional tem como público-alvo formadores e servidores das […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no período de 12 a 16 de setembro, em Brasília, o curso de Aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente, que compõe o Programa de Formação de Formadores Integrado – Nível 1 – Módulo 2. A ação educacional tem como público-alvo formadores e servidores das equipes pedagógicas das escolas, e oferece 50 vagas.

O Módulo 2 dá continuidade à formação de formadores iniciada no Módulo 1, realizado em junho e agosto, e tem a finalidade de promover aprofundamento didático-pedagógico em relação aos aspectos metodológicos e avaliativos que envolvem a prática educativa.

A etapa contempla ação de formação com duração de 40 horas que prevê atividades que permitam aos participantes aplicar técnicas metodológicas e avaliativas sustentadas na perspectiva de educação humanista, crítica, reflexiva, criativa, direcionada pelas diretrizes pedagógicas da Enfam.

Os temas a serem abordados durante o curso são: O papel do formador e o exercício da atividade judicante – diretrizes pedagógicas da Enfam, Desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva educacional de construção ativa do conhecimento, aula expositiva-dialogada a partir de cenas do filme “Sociedade dos poetas mortos”, Tendências pedagógicas liberais, Tendências pedagógicas progressistas, além da realização de atividades em grupos e oficinas de metodologias.

Ao final do curso os participantes que apresentarem 100% de frequência e realizarem as atividades propostas receberão certificados.