Enfam realiza curso Formação de Formadores em Mato Grosso

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em Cuiabá, o Módulo 1 do curso Formação de Formadores – destinado a magistrados da Região Centro-Oeste. O curso começou na manhã desta terça-feira (19) e segue até quinta-feira (21). A proposta da […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em Cuiabá, o Módulo 1 do curso Formação de Formadores – destinado a magistrados da Região Centro-Oeste.

O curso começou na manhã desta terça-feira (19) e segue até quinta-feira (21). A proposta da ação formativa é desenvolver as competências de juízes e desembargadores para a docência, em especial no contexto da magistratura, aplicadas à prática.

Dividida em duas turmas, a capacitação tem 80 horas-aula e três módulos. O primeiro, com 24 horas-aula presenciais, é seguido por curso de 40 horas-aula na modalidade de ensino a distância. A última etapa possui 16 horas-aula e é feita presencialmente em Brasília (DF).

Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, em 2017 a instituição passou a adotar uma política de maior aproximação com as escolas regionais e estaduais. “Nossa expectativa é que os formadores possam aprender aspectos pedagógicos e metodologias ativas, e que o aluno hoje seja um protagonista da aula e não aquele que fica apenas ouvindo palestras. Vamos envolver os juízes, nossos alunos, de maneira que eles possam realmente desenvolver suas competências aplicadas à prática, pois nossos cursos são profissionalizantes”, salientou.

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e professora há cerca de 20 anos, disse ter boa expectativa em relação ao curso da Enfam. “Ouvi falar muito bem desse curso, que dá uma noção muito boa de como ministrar aulas em cursos jurídicos, o que é diferenciado da sala de aula da faculdade. O fato de dar aula nos obriga a estar constantemente estudando e nos atualizando, e isso auxilia no trabalho. Também ajuda a ser professora o fato de ser magistrada, pois a prática das ações e dos fatos concretos colabora com meu trabalho, porque tenho sempre um exemplo a dar aos alunos”, diz.

Reunião

A Enfam e a Esmagis promoveram reunião, na manhã dessa segunda-feira (18), na Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na qual desembargadores e juízes discutiram assuntos como: curso para vitaliciamento e promoção de juízes; liberação para participação de cursos; e identificação de problemas da atividade judicante para subsidiar o planejamento de cursos.

Na reunião foram apresentados projetos da Enfam que estão em andamento. O evento também serviu para que a Escola recebesse sugestões de melhorias para os atos normativos por ela expedidos. Os temas foram apresentados pelo Secretário-Geral da Enfam, juiz Carl Olav Smith, que abordou a importância do curso Formação de Formadores a ser realizado entre os dias 19 e 21 de junho, no TJMT.

Confira mais fotos do curso no Flickr da Enfam.

Fonte: TJMT (com adaptações).