Enfam realiza curso para magistrados formadores em Fortaleza (CE)

O curso Formação de Formadores terá uma edição totalmente planejada pela equipe pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a ser realizada no período de 15 a 17 próximos, em Fortaleza (CE). As demais edições tiveram a colaboração de magistradas da Escola Nacional da Magistratura da França que repassaram a expertise […]

O curso Formação de Formadores terá uma edição totalmente planejada pela equipe pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a ser realizada no período de 15 a 17 próximos, em Fortaleza (CE). As demais edições tiveram a colaboração de magistradas da Escola Nacional da Magistratura da França que repassaram a expertise metodológica do curso.

O curso será realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e se destina aos magistrados que atuam em ações educacionais da Esmec.

Formação de Formadores faz parte de um conjunto de ações de capacitação integradas desenvolvidas pela Enfam, voltadas ao desenvolvimento de competências necessárias aos magistrados-docentes. A proposta metodológica do curso tem foco em atividade de integração e colaboração entre os participantes.

Segundo a secretária-executiva da Enfam, Rai Veiga, o curso é de fundamental importância para consolidar o modelo pedagógico adotado pela Enfam, com abordagem de alternância entre prática e teoria nas ações educacionais voltadas ao desenvolvimento de capacidades necessárias ao exercício da magistratura.

O conteúdo programático do curso contemplará os seguintes temas: Sensibilização do formador-magistrado – ressignificação do papel e das práticas do ensino na magistratura; andragogia; papel do formador-magistrado – aspectos teórico-práticos; objetivos pedagógicos; métodos de ensino e estratégias de avaliação de aprendizagem e oficinas de aplicação de ferramentas/métodos pedagógicos – condução de um estudo de caso ou simulação.

Os 21 participantes cumprirão carga horária de   29 horas/aula e receberão certificado de aproveitamento.