Enfam realiza curso sobre teoria e prática de gestão de pessoas em Salvador (BA)

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia (Emab), realizará, nos dias 16 e 17, em Salvador (BA), o curso Teoria e Prática – Gestão de Pessoas destinado a magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Um dos principais objetivos do curso é […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia (Emab), realizará, nos dias 16 e 17, em Salvador (BA), o curso Teoria e Prática – Gestão de Pessoas destinado a magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Um dos principais objetivos do curso é capacitar o magistrado para aplicação de técnicas e instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de competências relativas à gestão e à liderança, tendo como foco o novo contexto de gestão de pessoas no âmbito do Poder Judiciário.

Para alcançar os objetivos propostos, os participantes do curso estudarão durante os dois dias o detalhamento dos temas O papel do magistrado gestor e Gestão estratégica. O curso será ministrado pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar e a juíza federal Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva.

A proposta metodológica do curso é orientada por uma perspectiva humanística e sistêmica, voltada para a prática do magistrado e desenvolvida por meio de exposição dialogada e de atividades práticas, aplicando o conhecimento em estudo de casos baseados em situações reais e passíveis de soluções pelos gestores.

O curso, com carga horária de 16 horas/aula, considera o contexto das atividades profissionais dos participantes, possibilitando reflexões compartilhadas, a partir de diálogos que permitem a interação entre os componentes dos grupos e a difusão de conhecimentos e experiências.

A avaliação de aprendizagem dos magistrados acontecerá ao longo da ação educativa, com base na observação dos participantes no desenvolvimento das atividades propostas que englobam trabalhos individuais, em grupos, simulações e exposições. Ao final da ação educativa, será conferido certificado de aproveitamento aos participantes.