Enfam realiza em Manaus colóquio sobre sistemas judiciários

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, entre os próximos dias 18 e 20 de agosto, em Manaus (AM), o Colóquio Brasil-Estados Unidos de Administração Judiciária. Organizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o evento tem como objetivo apresentar a magistrados de diversas regiões do país […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, entre os próximos dias 18 e 20 de agosto, em Manaus (AM), o Colóquio Brasil-Estados Unidos de Administração Judiciária.

Organizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o evento tem como objetivo apresentar a magistrados de diversas regiões do país os resultados do programa de visitas técnicas aos Estados Unidos, desenvolvido pela Enfam em dezembro do ano passado em conjunto com a Embaixada americana no Brasil.

Na ocasião, oito magistrados brasileiros e dois servidores do Superior Tribunal de Justiça conheceram o sistema judiciário norte-americano e puderam trocar experiências e traçar paralelos entre a realidade daquele país e a do Brasil. Os magistrados visitaram as cidades de Washington, Sacramento e Dallas. Conheceram instituições do Judiciário americano, além de universidades e organizações internacionais, nas quais puderam aprimorar seus conhecimentos em gestão judiciária.

A gestão judiciária é, portanto, o fio condutor dos assuntos que serão abordados nas exposições que ocorrerão durante os três dias do Colóquio em Manaus. No primeiro dia está prevista uma apresentação dos resultados da visita, com foco na discussão de iniciativas bem-sucedidas na Justiça americana que podem ser implementadas no Brasil.

No segundo haverá exposições sobre gestão administrativa, de pessoal e financeira (juízes Marcos Sérgio Galliano Daros e Ricardo Machado Rabelo) e sobre planejamento estratégico (juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira).

No terceiro dia do colóquio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli falará sobre mediação, juntamente com a juíza federal Gilda Carneiro Sigmaringa Seixas. Em seguida, está programada uma homenagem da direção da Esmam ao ex-diretor da Enfam ministro Fernando Gonçalves, recentemente aposentado.

O Colóquio será realizado no Hotel Tropical, na capital amazonense. A abertura está marcada para as 14h de amanhã (18/08). Participarão da solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, que representará o diretor-geral da Enfam, ministro Felix Fischer, e o diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes.