Enfam realiza encontro nacional de diretores e coordenadores pedagógicos no dia 24

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no dia 24 de novembro o III Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos de Escolas de Formação de Magistrados, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento deverá reunir cerca de cem participantes e terá como objeto apresentar a nova […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no dia 24 de novembro o III Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos de Escolas de Formação de Magistrados, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.

O evento deverá reunir cerca de cem participantes e terá como objeto apresentar a nova equipe gestora da Enfam, suas diretrizes de trabalho, assim como analisar com as escolas de formação de magistrados as propostas de ações para 2017, para o alcance dos objetivos específicos.

Foram traçados cinco objetivos específicos, a saber: Apresentar os principais aspectos orientadores da proposta de trabalho da equipe gestora da Enfam para o biênio 2016-2018; Informar sobre os procedimentos relativos ao reconhecimento de escolas ou instituições para a realização de cursos de formação de mediadores judiciais; Apresentar proposta de Plano de Atividades para 2017, elaborada com base nos resultados obtidos na pesquisa diagnóstica realizada junto às escolas; Discutir sugestões para o compartilhamento de ações educacionais entre as escolas e a Enfam; e Discutir sugestões para a proposta de normativo referente aos procedimentos de seleção, contratação, remuneração e certificação pelo exercício de atividade docente na Enfam e nas escolas.

Na abertura do encontro, estão previstas as presenças da diretora-geral da Enfam, ministra Maria Thereza de Assis Moura, do vice-diretor, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, e membros do Conselho Superior da Escola.

O secretário-geral, juiz Carl Olav Smith, dará início aos trabalhos apresentando o Processo de reconhecimento de escolas ou instituições para a oferta de cursos de formação de mediadores judiciais.

Na sequência do evento, a explanação do plano de atividades para 2017 que será apresentado em conjunto pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eladio Lecey, secretária executiva Alessandra Cristina de Jesus Teixeira, a coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas, Marizete da Silva Oliveira, além do secretário-geral.

Após as apresentações os participantes serão divididos em grupos de trabalho, para apresentarem sugestões visando o desenvolvimento de propostas referentes a dois temas: compartilhamento de ações educacionais entre a Enfam e as escolas judiciais; e procedimentos de seleção, contratação, remuneração e certificação pelo exercício de atividade docente na Enfam e nas escolas. As conclusões serão debatidas em plenária e, no final do evento serão apresentadas as conclusões dos grupos.

Confira a programação